Giro Acadêmico Jornalismo

José Carlos Filho debate sobre os novos métodos brasileiros de dimensionamento de pavimentos

Por Suellen Evelyn

A Universidade Ceuma realizou ‘Grandes Encontros da Engenharia Civil’, no Auditório Josué Montello, abordando sobre o dimensionamento de pavimentos, em parceria com o Instituto de Pós-graduação Navigare. O evento buscou promover a troca de experiência e conhecimento entre os alunos, a fim de aproximá-los do mercado de trabalho.

A palestra foi ministrada por José Carlos Filho, Doutor em Engenharia, que relembrou o período de seu mestrado, destacando seus aprendizados e ensinamentos.

DSCN2669
Palestrante José Carlos Filho junto à coordenadora de Engenharia Civil, Adriana Marques, do Diretor do Instituto Navigare e outras autoridades da área

“Quando estamos fazendo investigações para definir projetos, ao selecionarmos o material para compor o pavimento e a infraestrutura ferroviária, iremos ter uma dificuldade muito grande, principalmente em grandes centros ou próximos a grandes centros no que se refere a materiais que se enquadram em certas metodologias”, ressaltou ele.

Segundo a professora Adriana Marques, coordenadora do curso de Engenharia Civil, a temática diz respeito às novas tecnologias com polímeros que envolvem a questão de clima de temperaturas. “Esse é um novo dimensionamento na área de pavimentos rodoviários, por isso a temática está extremamente interligada ao curso de Engenharia Civil. Assim, é interessante trazer como palestra para os alunos de modo a estabelecer uma interação entre o acadêmico e o mercado de trabalho”, explicou.

DSCN2689
Alunos de Engenharia Civil conhecem novas metodologias de pavimentação utilizadas no território brasileiro

A acadêmica do 10° período de Engenharia Civil, Kássia Karina, destacou que eventos como esses são fundamentais para os acadêmicos, pois os atualizam sobre o que o cenário espera dos engenheiros e o que devem aprender para agregar valor aos seus conhecimentos. “Tivemos acessos a pesquisas e estudos que já são realizadas em outros países e apresentam resultados favoráveis. Em contrapartida, as pesquisas brasileiras ainda caminham a passos lentos, nos deixando em desvantagem em relação ao uso da tecnologia em favor do tempo e da qualidade dos serviços e estudos. Isso tem um peso bastante significativo, pois trata-se de estudos voltados para a área de infraestrutura rodoviária e ferroviária, que são as vias pelas quais o país movimenta toda sua economia”, pontuou.

0 comentário em “José Carlos Filho debate sobre os novos métodos brasileiros de dimensionamento de pavimentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.