Por Taynara Silva
O mês de novembro é marcado pela campanha Novembro Azul, de conscientização contra o câncer de próstata. É um mês voltado aos cuidados à saúde do homem. Segundo dados da instituição Lado a Lado e do Instituto Nacional Do Câncer, o câncer de próstata é o segundo que mais afeta o público masculino, pois o primeiro é o câncer de pele.
O que é câncer de próstata?
É um tumor que se desenvolve quando as partículas da glândula da próstata se formam e aumentam descontroladamente.
Os principais sintomas: são dificuldades ao urinar e disfunção erétil, mas é preciso ficar atento, pois alguns casos podem não apresentar nenhum sintoma.
Entre os fatores de riscos estão a hereditariedade, obesidade, consumo excessivo de álcool, e geralmente, acontece entre homens com faixa etária entre 40 – 60 anos de idade, sendo raro em homens mais jovens.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), faz algumas recomendações para a prevenção do câncer de próstata:
– Homens com mais de 50 anos de idade, devem fazer os exames preventivos uma vez por ano;
– Aqueles que já tiveram casos na família, tanto sendo de câncer de próstata (pai e irmãos) quanto de mama (mãe e irmãs) devem procurar o urologista antes dessa idade;
– Adoção de hábitos saudáveis de alimentação e atividades físicas;
O mês de novembro foi escolhido como mês oficial de conscientização sobre o câncer de próstata, para acompanhar o Dia Mundial de combate ao Câncer de Próstata, que acontece no dia 17/11. O objetivo é conscientizar a sociedade, principalmente, os homens sobre os riscos da doença, mostrando formas de prevenção e maneiras de diagnosticar à doença.
Uma das formas para chamar a atenção da sociedade e dos próprios homens é promover, durante os trinta dias de novembro, eventos, campanhas de esclarecimento, além da iluminação azul em vários pontos turísticos das grandes cidades.
Sua saúde é importante! Previna-se.
0 comentário em “Novembro Azul: pela saúde do homem”