Por Flavianny Duarte
Como parte da programação do VI Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, ocorreu a palestra: “O papel da Biotecnologia na produção de Biocombustíveis”, ministrada pelo Mestre em Biotecnologia e Doutor em Bioprocessos (UFRJ), Edelvio de Barros Gomes.

Durante o evento, o palestrante explicou que o tema é um assunto atual e fundamental para o desenvolvimento tecnológico do país, porque é uma mudança de paradigma, um processo global cada vez mais urgente na produção do Bioetanol e na preparação de uma biomassa, que é uma matéria orgânica viva, utilizada para produção de energia.
Edélcio Gomes informou também, que no Brasil várias espécies vegetais são utilizadas atualmente para a produção do biodiesel, entre as mais citadas destacam-se: mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, cana-de-açúcar, canola, pinhão manso e soja, dentre outras.
Ao final do evento, o especialista ainda frisou que existem vários avanços no que diz respeito à biotecnologia, com técnicas voltadas para o melhoramento genético de diversos tipos de biomassa. “Muitas empresas têm apostado em soluções de biotecnologia para a produção de novas fontes de energia, incluindo a manipulação de micro-organismos para a otimização de alguns processos”, completou.
0 comentário em “O papel da Biotecnologia na produção de Biocombustíveis”