Jornalismo Saúde

Março Lilás: a saúde da mulher em primeiro lugar

Por Rafaella Cardoso

Conhecido como o mês da Mulher, o Março Lilás é também dedicado à prevenção do câncer de colo de útero. Celebrada mundialmente no dia 26 de março, a data reforça a importância que o exame ginecológico possui, além dos cuidados que toda mulher deve ter para prevenir-se.

Classificado como o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, o câncer de colo uterino afeta cerca de 530 mil novas vítimas anualmente, sendo responsável por 265 mil mortes por ano, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). Considerada a quarta causa mais frequente de morte por câncer em mulheres em todo o mundo, e a primeira no Maranhão, segundo a Fundação Antônio Dino, esse tipo de neoplasma chega a ficar à frente do câncer de mama na taxa de mortalidade de pacientes oncológicas na região Norte.

Quais as causas e como se prevenir?

O tumor de colo de útero é causado pela infecção verrugosa genital desenvolvida pelo Papiloma Vírus Humano – HPV, normalmente detectável no exame preventivo, que deve ser realizado anualmente por mulheres entre 25 e 59 anos. Apesar disso, é cada vez mais necessário que mulheres mais jovens também façam o exame, já que a vida sexual ativa influencia na precocidade da doença.

A prevenção se dá pela realização do exame de Papanicolau (ou exame preventivo) em períodos que podem variar entre um e dois anos, a depender da recomendação clínica, além da utilização de preservativos durante as relações sexuais, que são barreiras eficazes contra outras DSTs.

Em todos os casos, prevenir é melhor do que remediar!

0 comentário em “Março Lilás: a saúde da mulher em primeiro lugar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.