Jornalismo

Jornalista: da história à atualidade

Por Rafaella Cardoso

Criado pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o dia do jornalista surgiu com o intuito de homenagear um dos grandes profissionais do jornalismo na história, Giovanni Battista Libero Badaró. Segundo a FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas, Badaró foi um grande jornalista italiano que chegou ao Brasil no século XIX. Conhecido pela sua luta pela liberdade de expressão, Badaró foi assassinado em um atentado à bala a mando do imperador Dom Pedro I, que era contra sua ideologia. Por conta dessa suspeita, D. Pedro abdicou do trono no dia 07 de Abril de 1831. Por esta razão, a data até hoje é celebrada como homenagem aos profissionais do Jornalismo.

Profissional que trabalha em função do tempo, compete ao Jornalista apurar, investigar e participar de todos os processos que envolvem a construção da notícia, a fim de entregar, com o máximo de primazia, as matérias, informações e notícias do interesse coletivo. Para que isso aconteça, o futuro jornalista enfrenta, desde a trajetória acadêmica, vários desafios antes do esperado dia da formatura.

Priscille Damous, estudante de Jornalismo da Universidade, fala sobre os desafios de conciliar os estudos com o estágio prático

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Ceuma já vivenciam experiências semelhantes ao dia a dia da rotina nas redações de um veículo através do laboratório de comunicação “Comunicar” ou através dos estágios interno ou externo à Instituição.  Em conversa com a acadêmica do 7º período de Jornalismo e redatora do portal Imirante, Priscille Damous, foi possível perceber como é o dia a dia do acadêmico: “é difícil conciliar os estudos com o estágio, mas faz parte, pois assim a gente aprimora o que aprendeu na teoria aplicando na prática. Tudo isso é necessário para que haja sucesso mais tarde”, acrescentou.

0 comentário em “Jornalista: da história à atualidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.