Jornalismo Saúde

Curso de Biomedicina promove minicurso preparatório para o ENADE

Por Rafaella Cardoso

Com o intuito de reforçar o aprendizado dos alunos de Biomedicina durante a trajetória acadêmica, e em função do preparo para o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – ENADE, a Universidade Ceuma promoveu um minicurso que foi aplicado pela supervisora da UTI do Hospital São Domingos, Kássia Serra. O enfoque foi a o funcionamento do Aparelho de Circulação Extracorpórea.

Além de agregar conhecimento para a trajetória acadêmica dos alunos, o minicurso serviu como preparo para a realização do ENADE

O equipamento hospitalar é responsável pelo bombeamento do sangue fora do corpo humano durante cirurgias cardiovasculares, cujo manuseio é geralmente executado por um perfusionista, especialização exercida exclusivamente por biomédicos e enfermeiros.

Ao citar marcos históricos e grandes nomes da Biomedicina, como o Dr. Domingo Braile, fundador do centro cardiológico Braile Cardio, conhecido como o maior centro de especialização no atendimento de doenças cardiovasculares, Kássia Serra voltou a destacar a importância que o aparelho de circulação extracorpórea trouxe para esse delicado tipo de procedimento cirúrgico. “O número de mortalidade durante as cirurgias diminuíram de forma significativa depois que esse aparelho entrou em vigor nos hospitais em todo o Brasil. Com certeza, esse foi um dos maiores avanços que pudemos dar em todos os anos”, pontuou.

O acadêmico do sétimo período do curso de Biomedicina, Lucas Lima, confirmou o alcance do objetivo inicial do minicurso. “O mais legal é que a gente reforça o que a gente aprende nas aulas de fisiologia. Isso dá uma certeza de aprendizado. Agora posso dizer com certeza que aprendi”, acrescentou.

0 comentário em “Curso de Biomedicina promove minicurso preparatório para o ENADE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.