Jornalismo Saúde

Dia Internacional da Enfermagem: conheça a história e a importância da profissão

Por Clara Cerqueira 

Criado pelo Conselho Internacional de Enfermagem, o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, surgiu com o intuito de homenagear grandes personagens da área, como Florence Nightingale e Ana Neri.

Segundo a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Ana Néri foi uma grande enfermeira brasileira nascida no dia 13 de Dezembro de 1814, na Vila da Cachoeira do Paraguaçu, na Bahia. Antes, chamava-se Ana Justina Ferreira, porém casou aos 23 anos com o capitão da marinha, Antônio Isidoro Néri, do qual herdou o sobrenome. Florence Nightmale, por sua vez, é considerada a “mãe da Enfermagem” por sua atuação tanto na guerra da Criméia quanto na fundação da primeira escola de Enfermagem do mundo, criada na Inglaterra, no ano de 1860.

Conhecida por sua dedicação ao ser humano e pelo trabalho em prol do bem estar, a atividade do Enfermeiro tem como conduta o acolhimento, o cuidado e a reabilitação da saúde, objetivos que vão além do ato de cuidar.

O Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma foi criado no ano de 2001 e sua principal função é formar profissionais com competências não só técnicas e científicas, mas com posturas humanísticas

O profissional de enfermagem no Brasil pode atuar em três níveis distintos, dependendo da formação: nível superior, técnico em enfermagem e auxiliar de enfermagem. Esses profissionais auxiliam na competência científica e habilidades especializadas, garantindo melhores cuidados aos pacientes e práticas de qualidade na área da saúde.

“O Curso de Enfermagem da Universidade Ceuma foi criado no ano de 2001 e sua principal função é formar profissionais que o mercado de trabalho almeja, bem como, competências técnicas, científicas e com postura humanística” afirmou a Profa. Ma. Francisca Maria Noronha, Coordenadora do Curso de Enfermagem da Instituição.

 

0 comentário em “Dia Internacional da Enfermagem: conheça a história e a importância da profissão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.