Jornalismo

Maio Laranja e a prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Por Taynara Silva

O Maio Laranja é uma campanha que visa conscientizar a sociedade sobre a prevenção e combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A cor laranja foi definida para marcar a campanha como um sinal de “alerta”, para que todos possam estar atentos a uma realidade que está presente à nossa volta e que precisa ser discutida.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.Co

Segundo dados da Agência Brasil, o disque 100 recebeu, em 2018, mais de 17 mil ligações de denúncias sobre violência sexual envolvendo crianças e adolescentes. Dessas, 13,4 mil foram de abuso sexual e 3,6 mil de exploração sexual. Apesar desses números, o abuso sexual infantil ainda é um tabu na sociedade. O assunto é estigmatizado, o que deixa a vítima com receio de falar, e como a maioria delas são crianças, nem sempre há o entendimento sobre o que está acontecendo.

A Profa. Dra. Christhianny Valente, do curso de Psicologia, explicou que o profissional da psicologia pode ser um grande aliado para perceber ou lidar com o problema. “Percebo que as famílias não sabem como lidar com a situação de violência (abuso) contra seus filhos, ou por vergonha ou por ausência de compreensão sobre a questão, o que leva muitos pais ao silêncio diante de uma situação tão delicada”, afirmou.

A professora mencionou ainda, alguns sinais perceptíveis em uma criança que esteja passando por situações de abuso sexual. O retrocesso de comportamentos, como por exemplo, a criança voltar a fazer xixi na cama; mudanças bruscas de hábitos; aproximação exagerada a uma pessoa e sinais físicos como marcas e manchas pelo corpo, são aspectos que devem ser observados e investigados. Além disso, Christhianny Valente explicou que a externação através de desenhos é um recurso muito rico e estratégico em situações em que a criança não consegue verbalizar sobre os eventos e situações de abuso e violência sexual. “A partir do desenho é possível que a criança externalize sua dor e sofrimento”, concluiu.

A qualquer sinal, denuncie! O amor é a maior forma de proteção!

0 comentário em “Maio Laranja e a prevenção contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.