Jornalismo

Intercom Nordeste 2019 movimenta Universidade Ceuma

Sâmylla Marinho e Taynara Silva

Para recepcionar os participantes do Intercom Nordeste 2019, a Universidade Ceuma apresentou um pouco da cultura maranhense, através de duas expressões muito significativas: o Bumba Meu Boi e o Tambor de Crioula. Na Instituição aconteceram as apresentações dos trabalhos da Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), uma das categorias do Congresso, além de palestras, mesas redondas e a programação de encerramento do evento.

INTERCOM3INTERCOM5

O artista Airton Marinho foi um dos participantes do momento cultural. O artista trabalha com a xilogravura, arte milenar de impressão que ganhou força inspirada na cultura nordestina, sendo muito utilizada pelos cordelistas. Marinho utiliza a técnica para expressar a cultura popular do Maranhão.

IMG_5771
Airton Marinho apresenta exposição de xilogravura

As pinturas que retratam as danças, comidas, costumes e lendas maranhenses são reproduzidas em telas e camisas. “Minha arte é uma forma de sustento, utilizo o meu dom para o desenho e pintura para expressar a cultura do Maranhão que é muito rica, e pela qual sou apaixonado”, revelou o artista.

IMG_5780
Danças, comidas, costumes e lendas maranhenses retratadas em xilogravuras

A programação mais movimentada do Congresso foi a Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). Além de uma exposição, a Expocom é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.

A divulgação dos trabalhos premiados aconteceu no dia 1º, na cerimônia de encerramento do evento. O curso de Jornalismo da Universidade Ceuma teve três trabalhos selecionados para disputar a etapa nacional.

Os trabalhos premiados foram nas categorias Edição de Livros – Emmanuel Menezes e Samya Marques, recém-graduados; Audiodramatização – Alessandro Silva, Jakeline Mota, Samya Coelho e Túlio Leite, alunos do 7º período; e Jornalismo Literário ou de Opinião – Márcio Felipe, aluno do 6º período.

 

0 comentário em “Intercom Nordeste 2019 movimenta Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.