Por Noemy Mendes
O projeto intitulado “Processos e cadeias produtivas do estado”, de iniciativa e desenvolvimento do Prof. Me. José Ribamar Moraes e alunos do 5º período do curso de Engenharia de Produção da Universidade Ceuma, realizou a primeira exposição das produções desenvolvidas ao longo desse semestre.
Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, os acadêmicos envolvidos no projeto produziram maquetes sustentáveis. O objetivo foi mostrar o processo das principais cadeias produtivas do estado, desde a cadeia de fornecimento (matéria prima), até chegar às mãos do consumidor (produto final).
As empresas que serviram de base para o trabalho foram: Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Vale, Suzano, Votorantim Cimentos, Psiu, Alcoa, Sereng Engenharia e Eneva Geração de Energia. Os representantes dessas empresas foram convidados para avaliar os trabalhos produzidos. “Melhor do que o professor avaliar, é a própria empresa que serviu como objeto de estudo estar na apresentação e participar da avaliação”, comentou o professor Ribamar Moraes.
Ainda de acordo com o professor, as visitas realizadas nas empresas parceiras propiciaram um contato mais direto e prático com o sistema de produção, possibilitando aos alunos ver de perto o desenvolvimento de todos os processos, e alinhar essa observação aos conhecimentos adquiridos na sala de aula.
“Esse trabalho só agregou à nossa vida acadêmica, no pessoal e na futura área profissional. Trabalhamos nossa paciência e evoluímos na aprendizagem dentro do nosso curso”, afirmou Thiago Lima, aluno do 5° período de Engenharia de Produção.
0 comentário em “Maquetes 80% sustentáveis são produzidas por alunos de Engenharia de Produção”