Jornalismo

Empreendedorismo e varejo marcam 2º dia do VI Congresso de Humanas e Sociais

Quem não gosta de ir ao cinema e aproveitar um bom filme? Mas, na manhã desta terça-feira (10) a realidade foi outra, as grandes produções cinematográficas deram espaço para as transformações no mercado e empreendedorismo como parte da programação do VI Congresso de Humanas e Sociais da Universidade Ceuma.
A palestra aconteceu em uma das salas de cinema do shopping Rio Anil, em São Luís, e contou com a presença do palestrante cearense Rafael Sampaio. O objetivo era levar conhecimento sobre questões como transformações no mercado de venda, empreendedorismo e como as inovações tecnológicas melhoraram a vida de quem empreende e de quem consome também.

Turma de alunos e professores em encerramento de palestra

Nascido na cidade Quixadá, no estado do Ceará e formado em psicologia pela UNIFOR, Rafael Sampaio começou ainda cedo seu empreendimento atuando como consultor de pequenas empresas locais, em seguida conseguiu novos trabalhos pelo Ceará a fora do estado, deixando a marca registrada de sua empresa.[/caption]

Orientações
Tudo com bastante bom humor e desenvoltura, Rafael Sampaio prendeu o olhar dos alunos de diversos cursos como: administração, publicidade, serviço social, design e jornalismo que com entusiasmo não deixaram de acompanhar nenhum dos dois momentos da palestra, dividida para propor maior conforto e comodidade aos participantes. “Estamos vivendo um processo de mudança, tanto no digital como no comportamento das pessoas. Então, nessa perspectiva existe um mercado grande para quem quer crescer e empreender”, afirmou o palestrante.
O palestrante destacou na apresentação o foco no varejo, área da qual é mestre pelo Instituto Getúlio Vargas (IGV), e explicou a importância das vendas aos alunos na economia brasileira que, em 2018 obteve faturamento acima de R$ 1,8 trilhão. Para o pesquisador Rafael Sampaio o mercado brasileiro é composto por diversas lojas e marcas de nível nacional e internacional, o que dá a população um leque de centenas de opções de marcas e produtos no varejo, e o que para os estudantes é a oportunidade de aprender a intensificar a comunicação e a tecnologia em vários canais para futuros clientes.
Confira também a trechos exclusivos da entrevista feita pela equipe com o empreendedor Rafael Sampaio sobre flexibilização de varejo, plano de comunicação e serviços de pagamento online: Entrevista 1 e Entrevista 2

Por Tony Márcio e Márcio Filipe
Fotos – Iago Monteiro

0 comentário em “Empreendedorismo e varejo marcam 2º dia do VI Congresso de Humanas e Sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.