Jornalismo

Inclusão social por meio da Libras é destaque em Congresso

Um dos destaques da programação do VI Congresso de Humanas e Sociais, realizado na primeira semana de setembro deste ano, foi a oficina Mãos à Libras, oferecida pela Universidade Ceuma, no campus Cohama em colaboração com o Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD).

Professor Irlan Cerqueira familiarizando a turma com a Libras.

O responsável pela oficina, o professor de Libras e agente do Centro de Apoio a pessoa com Surdez (CAS), Irlan Cerqueira, direcionou as atividades para o aprendizado de técnicas e gesticulação informativa na comunicação de pessoa surdas. “A língua brasileira de sinais tem se tornado bastante procurada, principalmente pelo fator de inclusão que as empresas tem se preocupado. Isso faz com que o profissional que queira se adaptar ao mercado de trabalho, já identifique como oportunidade de diferencial, ter fluência nessa língua”, destacou o professor.

Identificação

A linguagem brasileira de sinais foi oficializada em 2002 e define-se como a forma que as pessoas com surdez se comunicam, trabalham e sobrevivem, porém ainda é pouco utilizada nas instituições de ensino básico, médio e superior, o que dificulta cada vez mais a acessibilidade ao ensino para pessoas com deficiência auditiva.

Aluna Isabella praticando a comunicação por meio da Libras.

O processo de formação do profissional em libras pode durar em média até 120 horas na maior parte dos cursos de formação da capital maranhense. “A ausência de profissionais dentro das universidades se dá pela escassez dos próprios profissionais em libras”, identificou Irlan. Segundo ele, mesmo com a adesão a políticas de acessibilidade dentro das universidades não é comum encontrar professores capacitados para lecionar a língua. “O aprendizado básico ministrado em oficinas é essencial para convencer alunos e outros professores a aderirem o aprendizado de libras para cada vez mais abrir portas do conhecimento acadêmico a todos”, completou.

Ouça duas entrevistas exclusivas com o professor Irlan Cerqueira e a aluna Isabella: Entrevista com o professor e entrevista com aluno.

Reportagem – Iago Monteiro, Márcio Filipe e Tony Márcio.

Fotos – Márcio Filipe

0 comentário em “Inclusão social por meio da Libras é destaque em Congresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.