Jornalismo

Inovação em ergonomia é pauta de palestra no Ceuma Turu

A busca por soluções simples e inteligentes no ambiente da universidade foram destacadas pelo o Dr. Luís Paschoarelli, professor titular da Unesp, durante palestra, promovida pelo Ceuma campus Turu, no fim do mês de setembro, sobre ergonomia e inovação. Durante a palestra foi discutido como produtos, o mobiliário e tudo o que compõe o meio ambiente em que vivemos se adequa ao corpo humano.

Para tratar sobre esse assunto, o palestrante, aplicou o vasto conhecimento no design aplicado à ergonomia e mostrou como deve ser levada em consideração quando as empresas forem desenvolver os seus produtos. Segundo o professor, as organizações precisam ter mais sensibilidade com quem vai utilizar os produtos que desenvolvem. “As empresas deveriam se preocupar mais com as pessoas que vão utilizar os produtos que desenvolvem. Não é todo mundo que consegue abrir a embalagem de uma bebida láctea, por exemplo”, disse. “A ergonomia pode ser utilizada não só para desenvolver produtos com design acessível, mas, também, para repensar os que já estão no mercado”, completou o professor Dr. Luís Paschoarelli.

No momento das intervenções do público, composto por alunos e professores da instituição, foi ressaltado a necessidade de desenvolvimento por parte dos alunos de projetos capazes de mudar o modo de vida das pessoas da comunidade. Também foi ressaltado a importância de os acadêmicos buscarem bolsas para aprimorar os conhecimentos acerca da ergonomia. No entanto, com os cortes em bolsas de pesquisa, isso se torna cada vez mais difícil, visto que é inviável financiar uma pesquisa de mestrado ou mesmo de doutorado. “Precisamos, nesses casos, buscar apoio da iniciativa privada e também da sociedade civil, visto que a ciência é um ganho para todas as pessoas”, concluiu o professor.

 

0 comentário em “Inovação em ergonomia é pauta de palestra no Ceuma Turu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.