Jornalismo

Profissionais da saúde do Ceuma falam sobre a prevenção do Câncer de Mama.

O mês de outubro é marcado pela preocupação com a saúde feminina: o Outubro Rosa. O objetivo é conscientizar as mulheres sobre prevenção e cuidados do câncer de mama. E a equipe de jornalismo do Estação Ceuma conversou com profissionais da saúde para falar sobre o tema.

O câncer de mama é causado pelo crescimento desordenado das células da mama levando a criação de células anômalas que posteriormente originam um tumor. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer é o mais comum no mundo inteiro, logo após o câncer de pele não melanoma, sendo responsável por 25% dos casos registrado por ano e no ano de 2018 foram cerca de 59.000 novos casos só no Brasil.

A terapeuta Ocupacional Edna Coutinho falou sobre a importância da Campanha e prevenção do Câncer de Mama “ É importante toda mulher desde da puberdade iniciar a prevenção com consulta regulares, com mastologistas e ginecologista que são especialistas da área, que podem diagnosticar alguma alteração ou nódulo na mama”, alertou.

Uma das maneiras de identificar a doença é através do Autoexame. “É necessário fazer um autoexame, principalmente na hora do banho, onde é possível ter um contato maior com corpo, o toque consiste na palpação das mamas para identificar se há alteração. Ainda há um certo receio de fazer essa percepção do corpo, por isso é importante que as mães orientem suas filhas e mulheres promovam entre si auto prevenção”, completou a terapeuta.

mama inca
fonte: INCA

A descoberta desta neoplasia pode abalar o ânimo e a estima da mulher, pois, a mama é órgão relacionado à feminilidade e intensamente ligada à maternidade, uma vez ser fonte de alimento para o bebê.

O Psicólogo Terapeuta Gilberto Costa explicou sobre a importância de tratar da saúde mental nesse momento “ É relevante que psicólogo consiga investigar melhor o quadro de depressão, porque isso vai de certa de forma delimitar e delinear o encaminhamento, acompanhamento ou terapia desse paciente, é necessário também que psicólogo compreenda que é indispensável o acompanhamento de outros profissionais, como, psiquiatra, geriatras, ginecologistas, para que possa ser feito o plano de tratamento do paciente”, destacou.  Gilberto ressaltou ainda a relevância do apoio familiar para que se obtenha resultados positivos, levando em consideração que o sujeito tem uma vida, planos e objetivos.

No tratamento contra o câncer é essencial que possua uma boa alimentação, evitar bebidas alcoólicas, tabaco e estresse o qual é um dos responsáveis para o desenvolvimento da doença, pois estudos comprovam que o câncer está relacionado intimamente a fatores emocionais.

EQUIPE:  Alice Sousa, Édila Thamires, Nayara Everton.

0 comentário em “Profissionais da saúde do Ceuma falam sobre a prevenção do Câncer de Mama.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.